sexta-feira, 17 de abril de 2009

Inclusão Cultural Na Cidade



Projeto para os meses de abril a junho/2009:

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL BEM-ME-QUER
PROFESSORA: STELA MARIS DA ROSA DIAS
TEMA: INCLUSÃO NA CIDADE
CLIENTELA: ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR 1 A
TEMPO DE DURAÇÃO: 13 DE ABRIL A 30 DE JUNHO/2009


1. JUSTIFICATIVA
Diante da necessidade de incluirmos nossos alunos do Pré-Escolar dentro da cultura atual de inclusão dos novos saberes, buscando meios e instrumentos diversos a fim de motivar-lhes um maior contato com a realidade que nos cerca, produzindo assim uma aprendizagem mais efetiva, e também pela necessidade de incluir todos os locais possíveis como espaço de aprendizagem, especialmente dentro do nosso Município, se faz necessário que os levemos para fora das paredes da escola, bem como lhes apresentemos outros meios de apropriação de conhecimentos, permitindo-lhes uma efetiva interação entre a escola e a Cidade em que vivemos. Assim, justifica-se esse projeto.

2. OBJETIVO GERAL
Incluir nossos alunos da Educação Infantil Pré-Escolar dentro do Município, levando-os a conhecer outros lugares, onde possam interagir e conhecer outros locais públicos, que permitam novas aprendizagens social, ambiental e cultural. Possibilitando assim novas oportunidades de apropriação de saberes, bem como a integração entre a escola e o Município.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Visitar, conhecer e explorar os locais públicos da Cidade que nos permitam usufruir de novas aprendizagens, necessárias à vida atual.
· Incluir nossos alunos da Educação Infantil Pré-Escolar em lugares importantes da Cidade.
· Promover interação entre alunos e cultura histórica do Município.
· Aproximar escola e comunidade por meio do uso de outros tantos espaços públicos destinados a construção de novos saberes coletivos, sociais e culturais.

4. ATIVIDADES
· Promover visitas ao Parque Natural Tupancy, para conhecer o local, as espécies que ali vivem e a necessidade de preservação e cuidados para com o Parque.
· Visitar os limites do Município, de norte a sul, enfatizando as localidades em que moram os alunos da escola.
· Conhecer os possíveis pontos turísticos fora da sede do Município: Dunas do Balneário Atlântico, Rua Coberta de Árvores da Marambaia, Sambaquis, Zona Rural e Turismo Rural Campeiro, CTG Rincão de Estância.
· Realizar registros ilustrativos, fotográficos e virtuais.
· Exposição de trabalhos na escola e em outros espaços públicos de amplo acesso à população.


5. CRONOGRAMA
As visitas serão efetivadas nas seguintes datas pré-estabelecidas, no horário das 09:00 às 11:00 horas:
Dia 22 de Abril (quarta-feira) visita ao Parque Natural Tupancy.
Dia 23 de Abril (quinta-feira) visita ao CTG Rincão de Estância.
Dia 29 de Abril (quarta-feira) visita aos limites do Município, de norte a sul.
Dia 07 de Maio visita à rua coberta de árvores na Marambaia e aos sambaquis, também na Marambaia.
Dia 13 de maio visita às dunas do Balneário Atlântico.
Dia 23 de Junho visita à Zona Rural.


6. METODOLOGIA
Roda de conversa, atividades em grupo e individuais, produções coletivas, passeios-visitas, postagens virtuais e exposição de trabalhos.

7. AVALIAÇÃO
Será satisfatório se nossos alunos se envolverem nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, ampliando assim seu conhecimento da Cidade, possibilitando novas aprendizagens e explorando ao máximo tudo o que pudermos nesses momentos.


Ano Novo na Bem-Me-Quer


Então iniciamos nosso projeto

Inclusão Digital da Educação Infantil na Bilbioteca Pùblica Municipal.

Estamos apresentando nosso trabalho na II Feira do Livro do Município de Arroio do Sal, que acontecerá de 22 a 26 de abril, nas comemorações do 21º aniversário do Município.

Assim que tivermos os registros fotográficos, postarei aqui, bem como minhas reflexões.

domingo, 5 de abril de 2009

PROJETO -2009


INCLUSÃO DIGITAL NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL
CLIENTELA: ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR 1-A
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL BEM-ME-QUER
PROFESSORA: STELA MARIS DA ROSA DIAS
TEMPO DE DURAÇÃO: MARÇO A DEZEMBRO/2009


1. JUSTIFICATIVA
Diante da necessidade de incluirmos nossos alunos da educação infantil dentro da cultura atual de inclusão dos novos saberes que nos cercam necessário se faz que lhes apresentemos novos instrumentos e meios de aprendizagem, incluindo-os nos diversos locais possíveis, dentro da Cidade, permitindo-lhes uma efetiva interação com os novos instrumentos nesse caso, em especial o computador.

2. OBJETIVO GERAL
Incluir digitalmente nossos alunos da E. M. de Educação Infantil Bem-Me-Quer.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Incluir, digitalmente, os alunos da educação infantil com acesso a algumas ferramentas das tecnologias da informação e da comunicação.
· Visitar e conhecer os locais públicos da Cidade que nos permitam usufruir de aprendizagens necessárias à vida atual.
· Explorar as opções de estudo que a Biblioteca Pública Municipal nos permite, em especialmente o uso do Tele Centro de Informática.
· Aproximar escola e comunidade por meio do uso de espaços destinados a apropriação de novos saberes.

4. ATIVIDADES
· Desenvolver atividades específicas no computador, como jogos e aplicativos de software educativos.
· Conhecer e utilizar algumas ferramentas disponíveis como blogs e wikis educacionais coletivos, da turma.
· Registros escritos, ilustrativos e fotográficos e virtuais.

5. CRONOGRAMA
Uma visita semanal, nas terças-feiras, com duração de uma hora.

6. METODOLOGIA
Roda de conversa, atividades em grupo e individuais, produções coletivas, passeios-visitas, postagens virtuais e exposição de trabalhos.
7. AVALIAÇÃO
Será satisfatório se nossos alunos se envolverem e se interessarem pelas tecnologias apresentadas, desenvolvendo as propostas de trabalho com prazer e alegria.